A Associação

ANPUH – ASSOCIAÇÃO CIENTÍFICA

A ANPUH foi fundada em 19 de outubro de 1961, em Marília (SP). Um dos seus objetivos fundantes era profissionalização do ensino e da pesquisa na área de história, opondo-se de certa forma à produção não-acadêmica e autodidata. A ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação em história favoreceu o crescimento da ANPUH nas últimas décadas. Principalmente ao passar a agregar professores dos ensinos fundamental e médio, profissionais atuantes nos arquivos públicos e privados, e em instituições de patrimônio e memória espalhadas por todo o país.

Ao absorver os novos quadros de profissionais da história a associação acabou rediscutindo o seu nome que, em 1993, passou de Associação Nacional dos Professores de História para Associação Nacional de História, todavia a siga ANPUH, foi preservada.

No artigo 4º do Estatuto da Associação, estão definidos seus propósitos:

  1. O aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis.
  2. O estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História.
  3. A defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos.
  4. A defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de História.
  5. A representação da comunidade dos profissionais de História perante instâncias administrativas, legislativas, órgãos financiadores e planejadores, entidades científicas ou acadêmicas.

Com intuito de alcançar seus objetivos, a ANPUH deve “promover o intercâmbio de ideias entre seus associados por meio de reuniões periódicas e publicações, procurando também irradiar suas atividades por meio de suas Seções Estaduais e Regionais”. Um dos mecanismos para se buscar isso são os encontros nacionais e estaduais realizados em anos alternados.

A Associação tem sede na cidade de São Paulo com direção nacional eleita e mantêm Núcleos Regionais nas unidades da federação, com existência autônoma.

ANPUH MARANHÃO

No Maranhão, a Associação Nacional de História possui uma Seção Regional. Professores e pesquisadores das mais diferentes instituições da Capital e o Interior trabalham pelo fortalecimento da produção historiográfica local, regional, nacional e internacional. A ANPUH/MA organiza bianualmente o Encontro Estadual de História; evento que marca a troca de experiências de pesquisas e o resultado dos projetos desenvolvidos pelos profissionais do Estado.

A ANPUH/MA, em Assembleias de Encontros Estaduais precedentes, decidiu estabelecer um rodízio nos locais de realização dos seus encontros bianuais, sendo um evento na capital e o seguinte no interior do Estado. Isso ocorreu após a interiorização as instituições de ensino superiores como a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual do Maranhão

 

A cada dois anos, a seção da ANPUH Maranhão promove o Encontro Regional de História, tendo um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social. Constitui-se, assim, num momento privilegiado de intercâmbio entre a comunidade dos historiadores e articulação entre os estudos e pesquisas já realizadas ou em andamento.